Em meio à polêmica levantada pelas entidades empresariais do comércio sobre o fechamento da grande maioria das lojas no dia 25 (sábado), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, decretou ponto facultativo na quinta (23). Com isso, a cidade estará completamente vazia com a saída de grande parte da população para celebrar os festejos juninos e descansar.
Vários comerciários enviaram mensagens ao Peleja Blog questionando os lojistas que vão abrir. Segundo os trabalhadores, o comércio depende de pessoas circulando na cidade e consumindo. Com pouca gente nas ruas, as vendas deixam a desejar. Sem entrar dinheiro, acaba ficando mais caros os custos de se manter lojas abertas. Sem contar a exposição das pessoas.
O prefeito publicou o decreto nesta terça (21), estabelecendo ponto facultativo “órgãos e setores da administração municipal, Centralizada, Descentralizada e Fundacional”.
Em contato com o blog, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Joab Batista, falou sobre a questão. “Enquanto o prefeito oferece mais um dia de descanso para os servidores, parte do setor patronal insiste em abrir suas lojas em um sábado colado com ponto facultativo, feriado e domingo. Isso penaliza os comerciários, que também poderiam ter mais um dia de descanso, e expõe os poucos clientes que aparecerão, já que a cidade estará deserta e a segurança do estado estará nas cidades onde os festejos juninos acontecem”, ponderou.
Compartilhe no WhatsApp
Comments