DestaquesGeral

Ponte Salvador-Itaparica tem sondagem em águas profundas

0

Uma nova fase da construção da ponte que liga Salvador a Itaparica começou, nesta quarta (3), com a sondagem em águas profundas, do lado de Salvador, na região da Praia da Boa Viagem. Está sendo utilizada uma balsa de grande que carrega um equipamento de perfuração vindo da China. Essa etapa envolve a obtenção de amostras do fundo do mar em 102 pontos onde serão construídos os pilares do equipamento. Em seguida, o material coletado passará pela análise de laboratórios especializados para a preparação de relatórios minuciosos com dados sobre as características do solo.

Segundo o governo estadual, o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos. Serão contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios. E vai fomentar o desenvolvimento econômico com atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário.

O sistema também impulsionará de maneira sustentável o turismo na Bahia já que a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul, será reduzida em mais de 100 km. Além da ponte com 12.4 km sobre o mar (a maior da América Latina), serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz.

Em cima da balsa foram instalados também 15 contêineres, que passam a funcionar como uma espécie de canteiro de obras avançado ao mar, com equipes de operação, suporte técnico, administrativo e almoxarifado. O CEO da Concessionária responsável, Claudio Villas Boas, disse que o diferencial tecnológico utilizado visa garantir a segurança e a excelência dos trabalhos.

EMPRESAS BAIANAS

“Um dos grandes legados desse investimento que estamos fazendo é o intercâmbio tecnológico gerado a partir das inovações chinesas que estamos trazendo para o Brasil. Haverá uma troca de conhecimentos importante entre os profissionais brasileiros e chineses que estão atuando em nosso projeto. Portanto, é nosso compromisso incorporar tecnologias de ponta ao trabalho desenvolvido pela Concessionária de modo a obter sempre os melhores resultados”, afirmou.

O executivo enfatizou que a contratação de trabalhadores brasileiros e de empresas baianas é um dos focos do qual o projeto não abre mão. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados somente em função da sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões.

com informações do Bahia de Valor

Compartilhe no WhatsApp

Augusto Castro “pega visão” e Prefeitura doa mais de 2 mil óculos para estudantes

Previous article

Prefeito de Itabuna agradece forças de segurança após Ita Pedro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *