DestaquesGeral

Plataforma pega na mentira ao detectar fake news em português

0

Criada por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), uma nova plataforma vai ajudar no combate às fake news (notícias falsas). A partir de uma combinação de modelos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina, o sistema pode dizer a probabilidade de um texto ser falso.

As informações foram publicadas pela Agência Fapesp e os resultados apontam que a plataforma conseguiu detectar notícias falsas com 96% de precisão.

“A ideia da plataforma é oferecer à sociedade uma ferramenta adicional para identificar de forma não somente subjetiva se uma notícia é ou não falsa”, diz Francisco Louzada Neto, diretor de transferência tecnológica do CeMEAI e coordenador do projeto.

FUNCIONAMENTO

Ao receber um texto, com a notícia completa, o sistema aplica métodos de estatística para avaliar o conteúdo da escrita. Essas caraterísticas são utilizadas por um classificador baseado em um modelo de aprendizado de máquina que é capaz de distinguir padrões de linguagem, vocabulário e semântica de notícias falsas e de verdadeiras. Com isso, é possível inferir automaticamente se um texto submetido à plataforma é ou não uma fake news.

Com informações do Bahia Notícias

Compartilhe no WhatsApp

Novo presidente do TSE, Fachin diz que Justiça Eleitoral exige respeito

Previous article

Alice quer deficiente desobrigado de fazer perícia desnecessária

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *