Novas funcionalidades deverão fazer parte do PIX. O anúncio foi feito nesta segunda (4) pelo Banco Central (BC) e faz parte do relatório de gestão do sistema de pagamentos instantâneos amplamente utilizado no Brasil.
Uma das possibilidades discutidas é o uso do PIX para efetuar pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e até mesmo no transporte público. O relatório do BC também mencionou a perspectiva de se utilizar o PIX em operações internacionais, incluindo remessas e pagamentos no exterior.
Segundo o BC, essa expansão abriria portas para transações financeiras além das fronteiras nacionais, facilitando a vida de brasileiros que necessitam realizar pagamentos ou transferências internacionais.
CARTÃO DE CRÉDITO
De acordo com presidente do BC, Roberto Campos Neto, exsite a possibilidade de que o PIX venha a se tornar uma alternativa ao tradicional cartão de crédito. Uma das medidas em análise é a eliminação do chamado “rotativo” do cartão de crédito, que é conhecido por seus juros elevados.
Além disso, o Banco Central está considerando a implementação de um parcelamento do saldo devedor com taxas de juros mais baixas e a cobrança de tarifas diferenciadas para compras parceladas com prazos mais longos. O relatório de gestão ainda sinaliza que poderá haver regras padronizadas para permitir o uso do PIX em pagamentos a prazo ou parcelados.
com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments