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Pix parcelado deve concorrer com cartão de crédito entre jovens

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Febre do momento, o Pix (forma de pagamento instantâneo lançado em novembro de 2020), já foi utilizado por 50,6 milhões de pessoas e vêm adquirindo cada vez mais facilidades para pessoas e empresas, especialmente agora com o parcelamento. Ele funciona como uma linha de crédito para pessoas físicas similar ao cartão de crédito, porém o dinheiro é descontado diretamente na conta do contratante.

Os clientes podem parcelar valores em até 24 vezes, com juros que variam conforme o perfil do contratante. Não sendo ainda uma ferramenta oficial regulamentada pelo Banco Central, pode ser adotada pelos bancos e fintechs, como já ocorreu com o Santander, Mercado Pago e Pic Pay.

PIX x CARTÃO DE CRÉDITO

A expectativa é que o Pix continue sendo um concorrente direto das outras formas de pagamento, principalmente do cartão de crédito. Segundo dados do Banco Central, a plataforma de pagamento instantâneo já superou, nos últimos três meses de 2021, o número de transações realizadas pelos cartões. As transações por meio do PIX somaram 3,89 bilhões, enquanto dos cartões foram 3,85 bilhões no débito (alta de 9%) e 3,73 bilhões no crédito (12%).

“Ainda que exista o aumento de golpes financeiros e falhas operacionais, o Pix ainda é um método confiável. No entanto, é preciso se atentar quanto às taxas para conferir se o parcelamento compensa. Dependendo do valor, às vezes é melhor optar pelo desconto que muitos comércios oferecem pelo pagamento à vista no aplicativo, explica Marco Zanini, CEO da Dinamo Networks.

Segundo Zanini, a nova funcionalidade pode ajudar a impulsionar novamente o e-commerce num momento de retorno das compras físicas. “O crescimento do e-commerce e do Pix sobre o cartão de crédito deve acelerar quando o Banco Central instalar o Pix Garantido, que tem previsão para estrear no mercado brasileiro no segundo semestre do ano. Espera-se que os clientes dos bancos possam usar o Pix como modalidade de crédito em compras, sem a necessidade de um cartão físico, da intermediação por um emissor ou por uma bandeira. Isso pode baratear a operação, pois os consumidores não estarão submetidos às altas taxas dos bancos e das fintechs”, diz Zanini.

com informações do Tribuna da Bahia

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