As notas de papel e moedas vão acabar? Seguramente, não. Mas, o fato é que o Pix chegou chegando e superou o dinheiro como forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. É o que aponta a pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, divulgada nesta quarta (4) pelo Banco Central (BC).
O meio de pagamento instantâneo é usado por 76,4% da população e é a opção utilizada com maior frequência para 46% dos consumidores. Em seguida, aparecem os cartões de débito como preferidos. A opção cresceu de 61,7% para 69,1% no período de três anos.
Pagar com dinheiro ainda é a forma preferida de por 68,9% da população. Especialmente para 75% das pessoas que recebem até dois salários mínimos. Quem ganha entre dois e cinco salários mínimos, o percentual é de 69%. Os idosos são os que mais gostam de usar cédulas: 72,7% das pessoas que têm 60 anos ou mais.
O cartão de crédito (de 44,5% para 51,6%) é a forma de pagamento usada com maior frequência em estabelecimentos comerciais, segundo percepção de 42% dos caixas.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre 28 de maio e 1º de julho de 2024. Entre os entrevistados, 1.000 são caixas de estabelecimentos comerciais. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.
com informações do UOL
Compartilhe no WhatsApp
Comments