Pelo segundo trimestre seguido, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve queda, segundo divulgou o IBGE nesta quinta (2). Caiu 0,1% no 3º trimestre de 2021, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. Isso confirma a entrada do país em uma nova recessão técnica. Em relação a igual período de 2020, houve crescimento de 4%.
O resultado do 2º trimestre foi revisado para uma queda de -0,4%, resultado pior do que a leitura inicial de queda de -0,1%. O IBGE também revisou o resultado da alta do PIB do 1º trimestre do ano, de 1,2% para 1,3%. Esses dados reforçam a leitura de forte desaceleração da recuperação após o PIB ter conseguido retomar no início do ano o patamar pré-pandemia.
É um pouco pior do que o esperado, pois a expectativa em pesquisa da Reuters era de estabilidade no 3º trimestre sobre os três meses anteriores. A queda no 3º trimestre foi pressionada para baixo por conta da queda de 8% na agropecuária e também pela queda de 9,8% nas exportações de bens e serviços.
Já a indústria, que responde por cerca de 20% do PIB, ficou estagnada, afetada pelo encarecimento dos insumos e outros problemas na cadeia produtiva, além da crise energética.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e é o principal indicador usado para medir a evolução da economia.
Com informações de O Globo e G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments