DestaquesPolítica

PF aponta Bolsonaro “líder da organização criminosa” no golpe; PGR só agirá em 2025

0
Foto: Money Report

Ao indiciar Jair Bolsonaro (PL) e mais 36 pessoas, a Polícia Federal (PF) apontou o ex-presidente como “líder” do grupo que organizou um plano para mantê-lo na Presidência após a derrota nas urnas. É o que consta no relatório final de 884 páginas da PF sobre o plano de golpe de Estado no Brasil e para assassinar o presidente Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

No documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal disse que Bolsonaro “permeou por todos os núcleos” da organização criminosa apontada pela investigação. E que, apesar de transitar em todos os núcleos, ele “atuou diretamente na desinformação e ataque ao sistema eleitoral (núcleo A)”.

O relatório está sob sigilo com o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito. Mas, a CNN teve acesso a informações do documento. No relatório, a PF aponta, ainda, que “o objetivo da orcrim [organização criminosa] era manter Bolsonaro no poder”.

AÇÃO DA PGR EM FEVEREIRO

Agora, a expectativa é quanto à avaliação da Procuradoria-Geral da República (PGR), para oferecer a denúncia ao STF. O procurador-geral Paulo Gonet disse a interlocutores que ‘dificilmente’ concluirá, neste ano, a análise do material apresentado pela Polícia Federal.

Segundo informações obtidas pelo portal R7, junto a fontes na PGR, a decisão deve ser tomada em fevereiro de 2025. A análise do material também levará em conta outras investigações, como o extravio de joias sauditas e fraude no cartão de vacina.

com informações da CNN Brasil e R7

Compartilhe no WhatsApp

Governador participa do lançamento de programa para modernização de rodovias

Previous article

Nadadora baiana Ana Marcela conquista título mundial na Arábia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *