Economistas avaliam que a invasão da Ucrânia pela Rússia deve afetar os preços dos combustíveis. Segundo especialistas, além das inestimáveis perdas das populações diretamente afetadas pela guerra, o conflito vai prejudicar a oferta de petróleo.
Essa redução da oferta de petróleo já está influenciando o mercado internacional de commodities, onde a cotação do barril opera em alta forte nesta quinta (24). Essa valorização dos contratos futuros influencia os preços dos combustíveis no Brasil por causa da política de preços da Petrobras.
A Rússia é o segundo maior exportador e terceiro maior produtor de petróleo global, respondendo por 12% da oferta global. Com as sanções econômicas que os países do Ocidente estão impondo ao país invasor, a oferta russa de petróleo pode ser afetada, o que vai interferir nos preços.
Pela política da Petrobras, os combustíveis no Brasil têm os custos definidos a partir da cotação do barril no mercado internacional. Assim, a valorização do petróleo lá fora acaba chegando às bombas de gasolina aqui no Brasil.
O preço do barril de petróleo afeta ainda o valor cobrado do consumidor para o diesel e para o gás de cozinha, destacam especialistas no setor. Assim, dizem eles, todos os derivados do petróleo tendem a ficar mais caro.
Com informações do UOL
Compartilhe no WhatsApp
Comments