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Pesquisadores da UFSB lançam Guia de Boas Práticas no Instagram

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Foto: Agência Sertão

Pesquisadores da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) lançaram, no dia 29 de agosto, o e-book “Guia de Boas Práticas para Perfis Institucionais no Instagram” [AQUI]. O projeto reúne orientações sobre a comunicação nas redes sociais e pretende conectar comunidades e pessoas às instituições. O guia reflete sobre a importância desse fenômeno e chama atenção para a necessidade de se levar em consideração as performances dos algoritmos das plataformas que operam na entrega dos conteúdos e mesmo na segmentação dos públicos.

Segundo os organizadores do e-book, a ideia é contribuir para que criadores de conteúdos e gestores de perfis institucionais compreendam as necessárias modulações à comunicação. Além de apresentar em detalhes aspectos sobre as métricas produzidas pela rede social e elementos de sua linguagem, a partir da exposição de um glossário.

O guia é um dos resultados da pesquisa de iniciação científica “A universidade no Instagram: potencialidades e assimetrias à comunicação institucional via plataformas digitais”, realizada entre 2023-2024 sob a coordenação do professor Daniel Pinheiro e executada por três estudantes pesquisadores: Sthephany Chagas e Wallas Vicente, da Licenciatura em Ciências Humanas e Sociais, além de Kleberson Bandeira, estudante do curso de Mídias Digitais.

Compõem a produção extratos do mapeamento realizado durante a pesquisa PIBIC que identificou mais de noventa perfis no Instagram que expressamente indicavam vinculação com a UFSB. E tem o catálogo de designs editáveis que oferece aos interessados a possibilidade de acessarem conteúdos visuais produzidos no contexto da pesquisa e reeditarem novas versões.

São autores do guia o professor Daniel Pinheiro, do Instituto de Humanidades Artes e Ciências (IHAC) e o estudante do Bacharelado em Mídias Digitais, Kleberson Bandeira. A pesquisa teve apoio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF-UFSB) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que forneceram bolsas aos estudantes envolvidos.

com informações da UFSB

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