Entre os dias 22 e 24 de abril, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou o Simpósio Internacional Língua(gem), Ação e Reflexão, reunindo pesquisadores de todo o país.
Representaram o IF Baiano – Campus Ilhéus, a professora Annallena de Souza Guedes e a estudante Maria Eduarda Marques Rocha, do 3º ano do Curso Técnico em Informática. Elas apresentaram o trabalho “Gabriela, Clove and Cinnamon: aspectos linguísticos e culturais na aprendizagem de língua inglesa”, resultado de uma pesquisa PIBIC-EM sobre a tradução da obra Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, para o inglês.
Segundo o IF, a pesquisa, orientada pela professora Annallena, analisou escolhas lexicais feitas por tradutores na descrição das personagens femininas da obra, utilizando ferramentas da Linguística de Corpus. O estudo contribui para os debates sobre tradução literária e também para o fortalecimento da formação acadêmica de jovens pesquisadores do ensino médio.
No segundo dia do evento, as professoras Juliana Menezes e Annallena Guedes apresentaram o trabalho “A Literatura Afro-Brasileira e Afro-Americana: um relato de experiência”, baseado no projeto desenvolvido em 2024 com o Quilombo Morro do Miriqui. A ação, voltada para a valorização de saberes ancestrais por meio da literatura de Conceição Evaristo e Toni Morrison, destacou a importância de uma educação antirracista e da produção de materiais didáticos inclusivos.
com informações do IFBA
Compartilhe no WhatsApp
Comments