Mais um prêmio reforça a força da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) no campo da pesquisa. O estudo focado na identificação de vírus em abelhas, coordenado pelo professor Eric Roberto Guimarães Rocha Aguiar, do Laboratório de Bioinformática de Vírus, foi premiado como melhor pôster na sessão Virologia Vegetal e de Invertebrados do XXXIII Congresso Brasileiro de Virologia. O evento foi realizado em Porto Seguro, de 17 a 21 de outubro de 2022.
O estudo investiga o Viroma Global de Abelhas a partir de dados públicos de sequenciamento de pequenos RNAs depositados em Bancos de Dados de Referência. Esta pesquisa, que também teve a participação do pesquisador João Trindade Marques e dos estudantes de Doutorado Juliana Armache e João Paulo Pereira de Almeida, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), levou a identificação de pelo menos quatro vírus nunca descritos anteriormente. Também permitiu avaliar a circulação de diversos vírus relacionados ao Distúrbio do Colapso das Colônias (DCC), fenômeno que vem dizimando as populações de abelhas ao redor do mundo e que está principalmente associado à circulação de espécies virais patogênicas a estes insetos polinizadores.
Segundo Eric Aguiar, “as abelhas são elementos fundamentais para a segurança alimentar humana e homeostase ambiental, sendo responsáveis pela polinização de mais de 80% de todas as plantas Angiospermas (plantas que produzem flores). Assim, o estudo dos fenômenos que possam acometer esses indivíduos é de grande relevância para a sociedade como um todo”.
Os autores destacam que os achados desse trabalho serão importantes para se ter um cenário mais fidedigno dos vírus circulando nesses polinizadores tão fundamentais para a nossa segurança alimentar, como é o caso das abelhas. O pesquisador também chama atenção para o papel da Universidade, Departamento de Ciências Biológicas e Pós-graduações de Genética e Biologia Molecular e Ciências da Saúde, que “estimularam e proverão recursos para que outros dois pesquisadores e oito discentes pudessem apresentar as suas pesquisas no congresso”.
com informações da Uesc
Compartilhe no WhatsApp
Comments