DestaquesGeral

Pesquisa mostra que 54,9% aprovam horário de verão

0
Foto: Clima Tempo

Uma pesquisa feita com três mil pessoas, mostra que 54,9% dos entrevistados são favoráveis ao horário de verão. O estudo foi realizado pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Do total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao retorno e 13,1% se revelam parcialmente favoráveis. Ainda segundo o estudo, 25,8% se mostraram totalmente contrários à implementação; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.

O maior apoio está nas regiões onde o horário era adotado: Sudeste, 56,1% são a favor da mudança, sendo 43,1% favoráveis e 13% parcialmente favoráveis. No Sul, 60,6% são favoráveis, 52,3% totalmente favoráveis e 8,3% parcialmente favoráveis; e, no Centro-Oeste, 40,9% aprovariam a mudança – com 29,1% se dizendo totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente a favor. Nas três regiões somadas, 55,74% são favoráveis ao adiantamento dos relógios em uma hora.

Para 43,6% dos entrevistados, a mudança no horário ajuda a economizar energia elétrica e outros recursos. Para 39,9%, a medida não traz economia e 16,4% disseram que não sabem ou não têm certeza.

TURISMO E SEGURANÇA

Para 41,7%, a cidade onde moram fica mais atrativa para o turismo com o horário de verão. “Apenas 9,4% disseram que fica [a cidade] menos atrativa, enquanto 43,6% não sentem diferença”, diz o levantamento.

A pesquisa revelou que as pessoas se sentem mais seguras durante os períodos em que o horário de verão é adotado, em especial com relação ao horário de saída para o trabalho: 35,2% se sentem mais seguros com a mudança, enquanto 19,5% se dizem menos seguros. Para 41,9% a mudança não traz influência.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Avanço do mar atinge cinco casas na zona norte de Ilhéus

Previous article

TSE proíbe apostas sobre resultado de eleições

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *