Uma nova pesquisa do instituto Datafolha mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro sabia do esquema das joias e cometeu crime. Cerca de 68% dos brasileiros consideram ele tinha conhecimento da venda ilegal de joias.
Para 52% acreditam, ele cometeu crime. Apenas 17% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente não sabia do esquema das joias, e 15% não souberam opinar. 38% consideram que Bolsonaro não cometeu crime.
O Datafolha entrevistou 2.016 pessoas entre os dias 12 e 13 deste mês. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
MAURO CID ACUSA BOLSONARO
No último dia 14, a revista Veja publicou uma parte sensível da delação realizada por Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente, feita à Polícia Federal. De acordo com a publicação, Cid confirma que realmente vendeu, nos EUA, os relógios Patek Philippe e Rolex que eram propriedade da União. E a mando de Bolsonaro, mas tentando passar uma narrativa de que não sabia que era ilegal.
Além da confissão em que implicou Bolsonaro, o depoimento trouxe uma nova informação, que deve tornar a situação do ex-presidente ainda pior diante da Justiça: o dinheiro da venda criminosa teria sido entregue em mãos a Bolsonaro, por seu pai, em dólar e em partes, sendo uma delas ainda em território norte-americano.
Mesmo assim, segundo a Veja, boa parte dos depoimentos de Cid teriam seguido a linha de ‘aliviar’ as coisas para Bolsonaro e, sobretudo para os militares de alto escalão suspeitos de ações golpistas.
com informações do iG e da Revista Fórum
Compartilhe no WhatsApp
Comments