Divulgada nesta quinta (28), a pesquisa Exame/Ideia revela que 63% dos eleitores brasileiros gostariam que a eleição para presidente da República fosse decidida logo no primeiro turno. Apenas 17% dos entrevistados não concordam e outros 20% disseram ser indiferentes ao segundo turno.
A maioria das pesquisas divulgadas pelos principais institutos mostra que o ex-presidente Lula (PT) teria maiores chances de se eleger no próximo domingo, 2 de outubro, com a maioria dos votos válidos.
Na contramão dos dados e crítico das pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que é ele quem será reeleito no primeiro turno. “Se eu tiver menos de 60% dos votos, algo de anormal aconteceu no TSE”, disse questionando à integridade do sistema eleitoral.
A estratégia de Lula é tentar atrair os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Isso aumentam as chances de vitória no próximo domingo.
A pesquisa Ideia entrevistou 1.500 eleitores de todo o país por telefone entre os dias 23 e 28 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. No TSE, o código de identificação do estudo é o BR-09782/2022.
com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments