A RegiãoDestaques

Perigo no ar: acidentes com urubus no aeroporto de Ilhéus faz MPF agir

0
Foto do g1: José Nazal/ Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Prefeitura de Ilhéus que adote medidas urgentes para evitar acidentes no aeroporto da cidade. Isso devido ao aumento no número de incidentes com aeronaves envolvendo colisões com aves, especialmente urubus. Segundo investigações do MPF, o problema se agravou por conta de muito lixo próximo ao aeroporto, que atrai aves e outros bichos, colocando em risco os voos.

A concessionária responsável pelo aeroporto informou que houve um crescimento preocupante no número de aves próximas ao local nos últimos anos. Em 2019, foram registrados menos de dez casos, enquanto em 2023, o número superou 70, sendo que o urubu é a principal espécie avistada. Especialistas afirmam que a colisão com uma dessas aves durante pousos ou decolagens pode gerar um impacto equivalente a sete toneladas de força, o que resultaria em graves danos às aeronaves e até em tragédias fatais.

RECOMENDAÇÕES

O MPF recomendou à Prefeitura que adote ações como a substituição das lixeiras por contêineres fechados, para impedir o acesso das aves aos resíduos; aumento da frequência da coleta de lixo nas áreas críticas indicadas nos relatórios da concessionária; levantamento dos pontos de descarte irregular de lixo e a apresentação de um cronograma para resolver o caso; lixeiras herméticas na Feira do Malhado, para o depósito de restos de alimentos; e a criação de uma equipe dedicada exclusivamente à fiscalização do descarte irregular de lixo.

Também recomendou ações de educação ambiental para conscientizar a população sobre o descarte adequado e incentivar a coleta seletiva. A prefeitura tem 20 dias para responder ao MPF sobre o acatamento das medidas propostas.

com informações do Primeiro Jornal

Compartilhe no WhatsApp

Vídeo mostra PM baiano salvando bebê que se engasgou

Previous article

Candidato do Partido da Mulher em Itabuna é indeferido por condenação de estupro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *