A garantia de acesso dos empreendedores a crédito tem sido importante para a retomada da economia brasileira. No último ano, o Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), gerenciado pelo Sebrae, viabilizou R$ 3 bilhões em crédito para cerca de 46 mil empreendimentos. O valor é 73% maior se comparado com o ano de 2023.
“O acesso a crédito é um dos maiores desafios para os pequenos negócios, e a grande barreira é a falta de garantia. Programas como o Fampe e o Acredita oferecem soluções significativas. O crédito assistido e orientado amplia as chances de obtenção de recursos, já que a comprovação de garantias reais é uma das principais barreiras”, explica o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Lima ressalta que esses programas ajudam os empreendedores a desenvolver estratégias de crescimento. “Eles podem expandir suas empresas, gerar mais empregos e melhorar o faturamento”, diz, lembrando que o Sebrae tem trabalhado junto ao governo Lula, por meio do programa Acredita, para ampliar o acesso das micro e pequenas empresas a financiamento.
O Sebrae realizou 68 mil horas de consultoria e 431 mil horas de capacitação para auxiliar esses empreendedores. O volume de crédito do Fampe foi distribuído da seguinte forma: 49,3% para empresas de pequeno porte, 25,1% para microempresas e 25,6% para microempreendedores individuais (MEI). Entre as atividades, os financiamentos foram direcionados para o comércio (52,6%), serviços (28,7%) e indústria (18,5%).
com informações do Sebrae
Compartilhe no WhatsApp
Comments