Por conta do feriado feriado prolongado, o fluxo de transporte clandestino está sendo monitorado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que iniciou na sexta (8), a Operação Centauro para combater o transporte não autorizado de passageiros.
São 27 pontos estratégicos nas principais rotas de transportes clandestinos no país, que terá fiscalização com apoio de outros órgãos como a Policia Rodoviária Federal (PRF) e as polícias militares.
Responsável na Bahia e em Sergipe, a Unidade Regional da Bahia (URBA) revelou dados de janeiro a outubro deste ano, quando foram apreendidos 70 veículos na Bahia em situação de transporte irregular.
Segundo o coordenador de fiscalização, Washington Bonfim, a fiscalização está concentrada em pontos centrais do estado, que não podem ser revelados. “O transporte clandestino é quatro vezes mais letal do que o transporte regular e com a chegada de feriados prolongados, essa prática tende aumentar devido o passageiro recorrer a algo mais barato, porém perigoso. Os mesmos não têm manutenção preventiva, itens de segurança e até motoristas sem registro, então a operação tem o intuito de coibir e diminuir os números de acidentes”, explica.
DENUNICIE
Os veículos são abordados nas rodovias para fiscalização dos itens de segurança e documentos obrigatórios. Caso seja constatado o transporte clandestino, os passageiros são orientados quanto aos perigos do transporte irregular, o veículo é apreendido e o proprietário é autuado no Art. 1º, IV, “a” da Res. ANTT 233/03. Os passageiros seguem viagem em ônibus regulares com as despesas pagas pelos infratores.
Para informações, a Agência disponibiliza os canais da Ouvidoria: Whatsapp (61) 99688-4306, telefone 166 e o e-mail ouvidoria@antt.gov.br.
Com informações da Tribuna da Bahia
Compartilhe no WhatsApp
Comments