Com início nesta segunda (218), o pagamento do benefício do Pé-de-Meia segue até o dia 4 de novembro, contemplando estudantes do Ensino Médio da rede pública. Pela segunda vez, atende a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA); pela terceira vez a 1 milhão de novos estudantes incluídos no programa, em agosto; e pela sétima vez a 2,7 milhões de estudantes que já cadastrados.
Trata-se de uma poupança com o objetivo de evitar a evasão escolar, promovendo a permanência dos estudantes nas escolas e, também, a conclusão dessa última etapa do ensino básico. O aluno deve ter frequência mínima de 80% nas aulas do ensino médio. Caso a frequência diminua em algum mês, não receberá o benefício referente ao período.
A Caixa é o banco responsável pela abertura das contas poupanças, em nome dos estudantes matriculados, e pelos pagamentos dos valores, com recursos do Ministério da Educação (MEC). Os depósitos podem ser consultados pelo aplicativo Jornada do Estudante, do MEC. O dinheiro é depositado em conta Caixa Tem e pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem, de acordo com o mês de nascimento do estudante, de forma escalonada.
Veja o calendário de pagamento, conforme nascimento:
>> janeiro e fevereiro: 28 de outubro
>> março e abril: 29 de outubro
>> maio e junho: 30 de outubro
>> julho e agosto: 31 de outubro
>> setembro e outubro: 1º de novembro
>> novembro e dezembro: 4 de novembro
O Pé-de-Meia é destinado a estudantes do curso regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para participar, o aluno deve ser integrante de uma família inscrita no CadÚnico e ter renda por pessoa mensal de até meio salário mínimo.
Pode-se consultar as regras do programa, além do calendário, histórico e status de pagamentos de parcelas (rejeitados ou aprovados) por meio do aplicativo Jornada do Estudante, que traz as informações escolares desde o ensino fundamental até a pós-graduação de cada aluno.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments