A pasta dental Total Clean Mint, da marca Colgate, voltou a ser interditada na quarta (30/04), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida estava suspensa em razão de um recurso da fabricante, solicitando a suspensão da interdição.
Mas, a própria empresa retirou o recurso, informou a Anvisa. Com isso, a suspensão da venda e do consumo do produto, determinada em 27 de março pela agência, segue em vigor. A medida foi tomada após consumidores relatarem reações adversas ao usarem o creme dental, como inchaço nos lábios.
A Anvisa esclareceu que não existe a determinação de recolhimento, mas a pasta não deve ser exposta à comercialização pelos pontos de venda. “A Agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários,” disse em nota à época da suspensão preventiva e temporária.
Segundo a empresa, a linha de produtos Colgate Total Clean Mint substituiu a linha Total 12 da marca. A recomendação é que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto. Caso o desconforto seja persistente, um profissional de saúde deverá ser procurado.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments