Uma das épocas marcadas pelo aumento do consumo de chocolate estará menos “doce” este ano. Isso porque os ovos de Páscoa e outros itens produzidos a partir do cacau sofrem com a alta do preço do fruto, assim como o aumento dos custos operacionais para produção de chocolates e derivados. O aumento dos combustíveis é um dos vilões para quem costuma encher o carrinho nesta época do ano. Estima-se que os produtos estejam até 15% mais caros em relação ao ano passado. Apesar da alta de preços para os consumidores, o setor de comércio é otimista e espera um aumento de 18% nas vendas.
Um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) aponta que a venda de ovos de Páscoa e produtos da época devem apresentar um crescimento considerável em relação ao ano passado, de até 12%. De acordo com o vice-presidente da Abras, Márcio Milan, a projeção é um reflexo da recuperação da economia. Além disso, mesmo em relação a 2019 — última Páscoa antes da pandemia — as vendas de ovos também devem apresentar crescimento de até 5%.
“A indústria de ovos de Páscoa trouxe mais de 100 novos lançamentos e novidades aos consumidores, além de outras estratégias como as novas embalagens, que possibilitaram mais formas de exposição dos produtos. Antes os ovos ficavam só nas parreiras, as pessoas olhavam e viam só o fundo. Agora, se você observar, estão em ilhas e terminais de chocolates. Isso contribui para o aumento do consumo”, explica Milan.
Com informações Correio Braziliense
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