DestaquesEconomia

Participação dos salários no PIB caiu 12% com governos Temer e Bolsonaro

0
imagem: Portal GCMais

Dados do IBGE mostram como os governos de Michel Temer e Jari Bolsonaro foram perversos com os trabalhadores brasileiros. Segundo o instituto, a participação dos salários no Produto Interno Bruto (PIB) caiu 12,9% em cinco anos e chegou ao pior resultado em 16 anos. Este percentual vem caindo desde 2016, quando atingiu o pico de 35,5% do PIB. Em 2021, os salários despencaram para 31% do PIB.

Os números mostram como, nesses dois governos, os empresários se deram bem. O excedente operacional bruto das empresas, valor de onde as companhias extraem o lucro, aumentou a participação no PIB de 32,3% para 37,5%. Isso representa um crescimento de 16% entre 2016 e 2021.

De acordo com o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, houve a reversão da tendência de aumento da participação dos salários no PIB observada entre 2004 e 2016, períodos dos governos de Lula e de Dilma Rousseff.

“A construção lenta e difícil que por 12 anos levou para mudar positivamente o peso da renda do trabalho no PIB foi rápida e abruptamente desmontada nos últimos anos de regressão neoliberal. O que terminou por recolocar novamente o Brasil entre os países de baixos salários, empregos precarizados e de multidões de sobrantes e sem destino”, comentou.

Entre 2004 e 2016, a participação dos salários no PIB cresceu 16,3%, saindo de 30,6% para 35,67%. Por outro lado, a participação do excedente operacional bruto das empresas caiu 6,6%, passando de 34,6% para 32,3% do PIB.

GRIFO NOSSO – Não se pode esquecer que foram, justamente, os governos de Temer e de Bolsonaro que implementaram a reforma trabalhista, pondo fim a vários direitos importantes da classe trabalhadora. Ou seja: além de retirarem direitos, ajudaram a reduzir o poder de compra dos brasileiros e a aumentar a desigualdade social.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Carlos Bolsonaro vende “manual” do Gabinete do Ódio

Previous article

Conheças as vagas de emprego do SineBahia para Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *