A prefeitura de Itabuna reforçou o atendimento em quatro Unidades de Saúde da Família (USF). Uma parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, garantiu que 25 profissionais residentes atuem diariamente, de segunda a sexta-feira, no acolhimento aos pacientes e usuários pelos próximos dois anos.
“O município contribui oferecendo campo para a vivência prática desses profissionais e ao mesmo tempo é beneficiado pela possibilidade de a assistência prestada à população ser ampliada. Ajuda a humanizar o serviço”, disse a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, ressaltando a importância desse programa para o Departamento de Atenção Básica.
Segundo Dayse Santos, da Educação Permanente em Saúde na Atenção Primária da secretaria, as equipes integradas contam com profissionais das áreas de Psicologia, Fisioterapia, Assistência Social, Enfermagem, Odontologia e Nutrição. Os residentes são oriundos de várias instituições de ensino superior do país e participaram de uma seleção pública na Uesc para o programa.
“Será reforçado o atendimento nas USFs Amália Lessa (bairro Novo São Caetano), USF Fátima 2 (bairro de Fátima), José Renan Moreira (Parque Boa Vista) e João José Soares (Alto dos Canecos). Este é um programa que o município já vinha executando em parceria com a Uesc em apenas duas unidades: Fátima I e Dr. Elson Duarte (Urbis IV). Agora, foi ampliado para as outras duas USFs. Nestes dois anos, os profissionais vão cumprir carga horária de 40 horas semanais, o que será muito bom para o curso e currículo deles ao mesmo tempo em que ajudam as equipes de saúde das unidades”, explica Dayse Santos. Como novidade, ela cita a chegada de profissionais das áreas de Assistência Social, Psicologia e Fisioterapia.
BOA PARCERIA
O gerente da Unidade Fátima II, Cleri Nascimento, reforçou a importância da parceria com a Uesc. “Através dela é possível preparar os profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde, promovendo a integralidade, universalidade e equidade do cuidar. Sua importância é percebida desde a qualificação dos profissionais, visto que os mesmos atuam reconhecendo as necessidades da população, promovendo a saúde, proteção e prevenção de agravos, recuperação e reabilitação gerando ganhos incalculáveis para todos os setores envolvidos”, afirmou.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments