DestaquesMovimentos

Parabéns, trabalhadores e trabalhadoras de Itabuna

0
Foto: CTB

Esta quinta-feira, 1º de Maio, é especial para quem vive do trabalho. Dia de celebrar a luta por uma vida mais digna. A data faz uma justa homenagem à vários trabalhadores que realizaram uma greve geral em 1886, na cidade de Chicago (Estados Unidos).

O movimento reivindicou a redução da jornada de trabalho, de 13 para 8 horas diárias, e mais direitos trabalhistas. Muitos foram mortos em confronto com a polícia. Em 1889, a II Internacional Socialista (reunião de partidos socialistas) aprovou, no Congresso de Bruxelas, que neste dia haveria demonstração, para todos os trabalhadores no mundo, da afirmação da luta por oito horas de trabalho.

A data é feriado nacional em vários países. No Brasil, virou feriado em 1925. Em 1943, a data marcou a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) pelo governo de Getúlio Vargas.

LUTAS HISTÓRIAS E ATUAIS

Depois de 139 anos, a luta continua pelas mesmas causas, só que reforçada com outras bandeiras. As centrais sindicais e os sindicatos organizaram atividades festivas em várias cidades do País.

Neste ano, as principais reinvindicações são: o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho (sem redução salarial); isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e taxação dos super ricos; igualdade salarial para homens e mulheres; reforma agrária e fortalecimento da agricultura familiar; e valorização dos serviços públicos e dos servidores.

Luta é peleja. E nesse dia de celebração, o Peleja Blog parabeniza a classe trabalhadora em Itabuna reafirmando o seu compromisso com a informação que ajuda a transformar realidades difíceis. Feliz 1º de Maio!

Compartilhe no WhatsApp

Câmara de Itabuna celebra reabertura da Escola do Legislativo

Previous article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *