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Para receber mais de 6 milhões de turistas, Bahia prepara várias ações

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Para receber bem brasileiros e estrangeiros nos diversos destinos turísticos da Bahia, o governo estadual investiu em ações para melhorar a estrutura das cidades e promover o estado no Brasil e no exterior. Agora, a Secretaria de Turismo (Setur) vai desenvolver iniciativas para recepcionar o turista em terminais rodoviários, praças de pedágio, portos e aeroportos baianos, até o fim da alta estação.

A estratégia foi apresentada durante coletiva de imprensa realizada em Salvador, nesta segunda (12). Até março, são esperados 6,2 milhões de turistas que devem injetar R$ 9 bilhões no estado. O número de visitantes deve superar a marca do verão de 2019, quando foram recebidos seis milhões de pessoas, antes da pandemia de Covid-19.

“Hoje, a Bahia já tem uma movimentação no turismo superior ao período pré-pandemia. O maior exemplo disso é o número de empregos gerados na atividade. Nós perdemos na pandemia 19 mil postos de trabalho e, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), até setembro de 2022, a atividade já tinha recuperado mais de 20 mil postos. Estamos colhendo as ações de promoção do destino Bahia desenvolvidas durante o ano, feitas na área internacional, nacional e regional. Agora, vamos nos concentrar no nosso estado para bem receber quem nos visita.”, afirmou o secretário de Turismo, Maurício Bacellar.

Segundo o gestor, a Setur vai realizar receptivos de visitantes em seis zonas turísticas do litoral e na Chapada Diamantina. As ações serão feitas por guias de turismo e por técnicos da secretaria, que estarão disponíveis para prestar informações sobre roteiros de passeios e demais atividades. O Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), balcão informativo disponível em terminais e locais de grande visitação, também foi preparado e requalificado para dar conforto, segurança e qualidade no serviço turístico em todo o estado.

Também serão realizadas pesquisas durante o receptivo para ajudar a conhecer o perfil do visitante e planejar melhor as futuras ações do setor. Outro ponto de atenção é o respeito às normas do decreto estadual em vigor de proteção ao novo coronavírus.

OUTRAS AÇÕES

A secrtaria desenvolve o Plano Viva Turismo Bahia, que já realizou ações de biossegurança sanitária, qualificação e capacitação de mão de obra, promoção do destino Bahia e obras de infraestrutura. Tem a parceria com o grupo Neoenergia Coelba para garantir o abastecimento de energia elétrica nos destinos turísticos. Um trabalho de inspeção estrutural, com poda de vegetação e manutenção e reforço nas redes foi realizado em 28 municípios das sete zonas turísticas.

com informações da Setur

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