DestaquesEconomiaPolítica

Para Lula, não pode haver desoneração sem contrapartida a trabalhadores

0

Durante sua viagem ao Oriente Médio, o presidente Lula (PT) afirmou que não pode haver desoneração da folha de pagamento de empresas sem contrapartida aos trabalhadores. “Não podemos fazer apenas desoneração sem dar contrapartida aos trabalhadores, eles precisam ganhar alguma coisa. A empresa deixa de contribuir sobre a folha e o trabalhador ganha o quê? Não tem nada escrito [na lei] que ele vai ganhar R$ 1 a mais no seu salário”, disse.

A polêmica se estabeleceu após o presidente vetar o projeto de lei que pretendia estender, até 2027, a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e reduzir a contribuição para a Previdência Social paga por pequenos municípios.

Representantes de alguns dos setores afetados manifestaram preocupação com o veto e o consequente fim da desoneração. Para Lula, a medida não garante a geração de empregos. “Eu não sei se eles estão preocupados, não sei qual a razão, pelo fato de gerar mais emprego não foi porque não tem nada na lei que diz que vai gerar mais emprego se tiver desoneração”, afirmou.

ALTERNATIVAS

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu o veto e disse que vai apresentar medidas para substituir a desoneração da folha. Segundo ele, a medida é inconstitucional e provoca distorções no sistema tributário, sem trazer ganhos efetivos à economia, como a geração de empregos.

Lula também afirmou que trabalha em nova legislação sindical para o país. “Estou, com dirigentes sindicais, com dirigentes dos empresários e governo, desde o começo do ano, negociando uma nova relação entre capital e trabalho no Brasil, uma nova legislação sindical; porque é ignorância daqueles que acham que um sindicato tem que ser enfraquecido para melhorar a vida do trabalhador. Quanto mais forte é um sindicato, mais forte será a democracia e mais forte será a empresa”, destacou.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Preso empresário baiano por sonegar R$ 78 milhões

Previous article

Itabuna renova adesão ao Programa Saúde na Escola

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *