DestaquesPolítica

Otto Alencar colocará em votação PL para conter alta nos combustíveis

0

Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o senador Otto Alencar (PSD) vai colocar para votação, na próxima terça (7), o Projeto de Lei nº 1.472/2021. A matéria propõe formas de conter a alta no preço dos combustíveis.

“A única coisa que a comissão não poderá fazer é se omitir e deixar de votar. O governo parece que não entende que não há mais condições do povo suportar o gás de cozinha a 10% do salário mínimo, e a gasolina custando R$ 8, até R$ 9. Quem está pagando a conta são as pessoas de menor poder aquisitivo. É preciso encontrar uma saída para o país nesta questão dos combustíveis”, afirmou Alencar.

Segundo o autor da proposta original, Rogerio Carvalho (PT-SE), a paridade internacional do preço (PPI) dos derivados de petróleo adotada pela Petrobras garante lucros exorbitantes a grandes acionistas da empresa, mas impacta pesadamente na inflação, e na consequente elevação da taxa de juros. Para o senador Omar Aziz (PSD-AM), “o assunto é urgente e o Poder Executivo permanece de braços cruzados”.

A proposição determina que os preços internos praticados por produtores e importadores de gasolina, diesel e gás liquefeito de petróleo deverão ter como referência as cotações médias do mercado internacional, custos internos de produção e custos de importação, desde que aplicáveis.

Também define que o Executivo regulamente a utilização de bandas de preços com a finalidade de estabelecer limites na variação dos preços dos combustíveis, definindo a frequência de reajustes e os mecanismos de compensação. Este mecanismo determina um limite máximo para as variações dos valores do petróleo no varejo, evitando aumentos abruptos.

Com informações do Bahia Econômica

Compartilhe no WhatsApp

Prefeito de Ilhéus destaca seminário de gestão e inovação

Previous article

PT aciona MPF contra presidente da Petrobras

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *