Vários países no mundo voltaram a vivenciar uma epidemia de dengue, que é monitorado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas. Em relação ao Brasil, a entidade afirmou que o País tem controlado o número de mortes na atualidade. A declaração aconteceu durante evento sobre arboviroses, nesta quinta (11).
Mesmo o país tendo alcançado em 2024 o dobro da quantidade de casos do ano passado, houve redução proporcional no registro de óbitos. “Esse é um ponto muito importante, ter um aumento de transmissão e não ter um aumento significativo de óbitos. A gente não deve olhar unicamente a questão da transmissão e do número de casos. Tem que ter um olhar para o óbito, que é o primeiro objetivo no controle de uma epidemia, diminuir o número de óbitos e depois diminuir casos graves”, afirmou o especialista da Opas no Brasil, Carlos Melo.
Atualmente, o Brasil registrou 3,1 milhões de casos prováveis de dengue nas 14 primeiras semanas de 2024, representando 1.529 casos para cada cem mil habitantes. No ano passado, foram 1,6 milhão de casos. “A redução proporcional do número de mortos se deve ao conjunto de ações coordenadas pelo Ministério da Saúde, que inclui a vacinação focada no público mais atingido por casos graves e a assistência aos pacientes”, disse Melo.
com informações do UOL
Compartilhe no WhatsApp
Comments