Na manhã desta quarta-feira (2), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), realizou uma operação de fiscalização para coibir invasões e irregularidades em uma Área de Proteção Ambiental (APA). A ação foi conduzida a pedido do Ministério Público da Bahia, por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, e contou com o apoio das Secretarias do Meio Ambiente, Promoção Social e Combate à Pobreza, além da Guarda Municipal e de fiscais de postura do município.
Segundo a prefeitura, o foco da fiscalização foi a identificação e remoção de ocupações irregulares em área de mangue, às margens do rio Cururupe, que vinha sofrendo sucessivas invasões. A operação verificou infrações urbanísticas e ambientais, resultando na remoção compulsória de estruturas clandestinas que estavam degradando o ecossistema local. Além disso, notificações e autuações foram aplicadas contra os responsáveis pelas irregularidades, incluindo a supressão ilegal de vegetação.
Paralelamente à repressão das infrações, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza prestou atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, encaminhando-as para serviços municipais. Já a Secretaria do Meio Ambiente reforçou a importância da preservação dos manguezais, alertando sobre a relevância desse ecossistema para a biodiversidade local.
A Secretaria de Ordem Pública destacou que ações conjuntas entre órgãos municipais e o Ministério Público são fundamentais para combater ocupações irregulares e preservar o meio ambiente.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments