DestaquesGeral

OMS alerta para surto de vírus similar ao Ebola

0

Depois de enfrentar a pandemia do coronavírus, o mundo deve se atentar para outro vírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou o primeiro surto do Marburg, na Guiné Equatorial, país da África Central. Desde o dia 13, nove mortes foram confirmadas e 16 casos são investigados como suspeitos.

Ele é da mesma família do Ebola, vírus obrigou a região a declarar estado de alerta sanitário. A taxa média de mortalidade é de 50%, podendo chegar a 88% dependendo da sua variante.

Ao UOL News, o médico sanitarista Gonzalo Vecina explicou que a alta taxa de letalidade do vírus dificulta sua migração para outras regiões. “Ele é muito rápido, o que o transforma em um vírus que não tem capacidade muito grande de se deslocar. Ele mata muito rapidamente os pacientes que infecta. É muito semelhante ao ebola na forma de atacar nosso corpo. Dificilmente ele vai migrar do espaço que está ocupando na Guiné Equatorial”, afirma.

SITOMAS

A doença de Marburg causa, principalmente, febre hemorrágica. O quadro começa abruptamente, com febre alta, dor de cabeça e mal-estar intensos. Muitos pacientes apresentaram piora extrema de seu quadro em apenas sete dias.

“Marburg é altamente infeccioso. Graças à ação rápida e decisiva das autoridades da Guiné Equatorial na confirmação da doença, a resposta de emergência pode atingir todo o vapor rapidamente para salvarmos vidas e determos o vírus o mais rápido possível”, informou Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS na África.

Detectada pela primeira vez em 1967, a doença é transmitida aos humanos por morcegos frutívoros e se espalha por meio do contato direto com os fluidos corporais de pessoas, superfícies e materiais infectados. Já houve surtos em Marburg (cidade que dá nome ao vírus), Frankfurt, na Alemanha, e em Belgrado, na Sérvia.

com informações Metro1 e UOL

Compartilhe no WhatsApp

Lula anuncia retomada de mais de 100 obras em rodovias

Previous article

Mais brasileiros pedem ajuda para voltar de Portugal; TEM RESUMO

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *