DestaquesPolítica

Olivia Santana celebra mais de 225 mil pessoas beneficiadas pelo Dignidade Menstrual

0

Neste ano de 2025, o Programa Dignidade Menstrual, do governo estadual, atenderá mais de 225 mil pessoas que menstruam e estão matriculadas na rede estadual de ensino. Mensalmente, um pacote com dez unidades de absorventes são ofertados para estudantes que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, na faixa etária de 11 a 45 anos. O programa também promove ações pedagógicas para orientar sobre a prevenção de doenças e o combate aos estigmas que envolvem esta condição.

“A escola é o lugar do cuidado, do acolhimento e da aprendizagem. O Governo da Bahia tem esse olhar atento e entende que garantir o acesso à educação vai muito além de uma boa infraestrutura escolar e de professores qualificados em sala de aula. O nosso investimento passa, também, por garantir condições dignas para que essas pessoas em situação de vulnerabilidade frequentem a escola todos os dias”, explica a secretária da Educação do Estado (SEC) , Rowenna Brito.

Quem também celebra o feito é a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), autora da Lei nº 14.365/2021, que incluiu o programa na Política Estadual de Saúde da Mulher. Com a lei, as meninas e mulheres baianas se beneficiam de várias ações para a promoção da saúde menstrual, como o acesso a absorventes higiênicos nas escolas e unidades de saúde e prisionais.

“É muito gratificante ser autora da lei que traz à tona uma questão que parte da população vivencia, mas os poderes públicos não se davam conta: a situação de mulheres pobres que, muitas vezes, não têm recurso para comprar um absorvente menstrual. Considero um passo importante do Estado para atender às necessidades básicas da população, sobretudo das mulheres”, destaca a parlamentar.

com informações do governo estadual

Compartilhe no WhatsApp

México elege mulher cientista de esquerda como primeira presidenta

Previous article

Presidente dos Bancários de Ilhéus recebe título da Câmara de Vereadores

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *