Segundo a pesquisa “Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência” de 2023, conduzida pelo Instituto Locomotiva e pela MFM Tecnologia, oito em cada 10 brasileiros endividados consideram o “Desenrola Brasil” uma iniciativa crucial para auxiliar a vida financeira da população.
Ainda de acordo com o estudo entre os inadimplentes, 76% afirmam conhecer o programa do governo federal. Apenas uma minoria (17%) possui um conhecimento aprofundado sobre seus detalhes. Do total de 983 entrevistados, 25% estão inadimplentes e 46% têm dívidas com o pagamento em dia.
O estudo, também, revela uma confusão ainda existente quanto à elegibilidade: 57% dos inadimplentes admitiram não saber se suas dívidas podem ser contempladas pelo programa. “Essa lacuna de entendimento destaca a importância de uma comunicação clara sobre os critérios de participação”, afirma o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.
De acordo com os entrevistados, o programa está contribuindo para o otimismo de inadimplentes em relação ao pagamento das dívidas. A parcela de brasileiros com contas em atraso que têm certeza de que conseguirão pagar suas dívidas cresceu de 25% para 39% entre 2022 e 2023. Destes, 46% pretendem negociá-las no programa Desenrola Brasil.
com informações do Mercado & Consumo
Compartilhe no WhatsApp
Comments