A RegiãoDestaques

ODONTOCENTRO promove atendimento gratuito contra câncer bucal em Itabuna

0
foto: Prefeitura

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), dará início neste fim de semana a uma importante ação para ampliar a realização de cirurgias eletivas no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM). A iniciativa, idealizada pelo prefeito Augusto Castro, tem como meta acelerar os procedimentos cirúrgicos e diminuir significativamente a fila de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo moradores de Itabuna e de municípios pactuados na região.

Segundo a prefeitura, nos dias 23, 24, 25 e 28 de maio, será realizada uma triagem criteriosa com avaliação médica dos pacientes que aguardam cirurgias. Nessa etapa, serão feitos exames e os pacientes serão inseridos na lista única estadual de cirurgias, coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Conforme a organização da força-tarefa, a previsão é de realizar até 20 cirurgias por dia após a triagem, abrangendo procedimentos como colecistectomia por vídeo, histerectomia total, ooforectomia, correções de hérnias (inguinal, umbilical e epigástrica) e hemorroidectomia. Os primeiros pacientes da fila já foram autorizados pela Central de Regulação da SESAB.

Com a ampliação, o número de cirurgias mensais no Hospital de Base deve saltar de 350 para 600, um avanço expressivo na capacidade de atendimento e na qualidade da saúde pública de Itabuna. “É um marco para a saúde pública regional. Estamos unindo esforços para garantir acesso, dignidade e celeridade aos pacientes que tanto aguardam por esses procedimentos”, afirmou a direção da FASI.

com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Barcelona de Ilhéus enfrenta mais um desafio neste sábado (24)

Previous article

Homem com criança no colo tenta explodir bomba em ministério

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *