Os investimentos do governo estadual em reformas e construção de novas escolas públicas estão ajudando a economia da Bahia. O resultado tem impacto na qualidade do ensino oferecido e na geração de novos empregos e, consequentemente, na movimentação da economia em municípios e regiões do estado.
Em 2024, por exemplo foram realizadas 376 obras e intervenções, com o investimento total de mais de R$ 954 milhões, sem contar com a aquisição de equipamentos e mobiliário. Esses projetos foram responsáveis pela geração de cerca de 12 mil empregos diretos.
“Os investimentos têm um impacto muito positivo não somente nos estudantes, professores e em toda comunidade escolar, como também na vida das pessoas que moram nas cidades onde estão sendo executadas as obras e no seu entorno, movimentando a economia de toda uma região. Além das obras já entregues, temos muito mais em andamento e outras em fase de licitação. É o reflexo de um governo que pensa em políticas públicas em diferentes dimensões”, destacou o coordenador-executivo de Infraestrutura da Rede Física da Secretaria da Educação, Afonso Requião.
Grande parte desses projetos são executados por meio de parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). As obras absorvem profissionais como pedreiros, carpinteiros, eletricistas, pintores, encanadores e ajudantes. A construção civil é uma importante porta de entrada para a primeira oportunidade no mundo do trabalho. Muitos costumam ser aproveitados no próprio bairro ou na cidade onde a obra está sendo executada. Após isso, acabam sendo contratados e se estabelecendo na área da Construção Civil.
com informações Secretaria de Educação
Compartilhe no WhatsApp
Comments