Realizada pela Bamin, concessionária da Fiol (Ferrovia Leste-Oeste), a construção do Porto Sul está paralisada, segundo o portal Bahia Econômica. A Bamin está em negociação para contratar uma empresa de grande porte na área de construção pesada ou um consórcio delas para assumir as obras.
O portal foi informado de que a Novonor (ex-Odebrecht) deve assumir a construção do Porto Sul, diretamente ou num consórcio com outras empresas. A empresa tem experiência na construção desse tipo de equipamento e construiu terminais em Aracaju, Itaqui, 2 portos no Rio de Janeiro e dois berços no porto de Santos. Ela atua, também, em consórcio com outras empresas, a exemplo da Carioca Christiani Nielsen engenharia e outras.
O projeto do Porto Sul, envolve as obras no mar, de responsabilidade da Bamin e em terra, que está sob a responsabilidade do governo do Estado. As obras no mar deveriam ter sido iniciadas em 2023, mas segundo o cronograma da Bamin, só começarão no segundo trimestre de 2024. Dificilmente esse cronograma será cumprido e a expectativa é que as obras comecem no último trimestre.
A preocupação é que se a produção das minas de ferro começar sem o porto estar pronto, outras soluções logísticas podem ser utilizadas. O portal entrou em contato com a assessoria da Bamin e aguarda o retorno.
com informações do Bahia Econômica
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