Em três dias, o presidente Lula (PT) visitou duas vezes Porto Alegre para ver de perto a tragédia causada pelas chuvas e enchentes no estado, além de oferecer várias ajudas. Neste domingo (5), o chefe do Executivo foi acompanhado de uma comitiva de ministros, que conversou com o governador Eduardo Leite (PSDB). No encontro, Lula prometeu o apoio do governo federal para reconstruir a infraestrutura destruída.
O presidente afirmou que a União vai auxiliar o governo estadual na recuperação das estradas estaduais danificadas. “Eu sei que o estado tem uma situação financeira difícil. Eu quero lhe dizer que, não fique preocupado, que o governo federal, através do Ministério do Transporte, vai ajudar a você a recuperar as estradas estaduais, porque é da nossa repressão”, disse.
Lula também destacou a presença de diversos ministros em sua comitiva para auxiliar nas ações de reconstrução em diferentes áreas, como saúde, educação, assistência social e habitação. E pediu a colaboração dos deputados federais para liberar emendas parlamentares destinadas ao Rio Grande do Sul, a fim de obter recursos imediatos para as obras de recuperação. “O Brasil deve muito ao Rio Grande do Sul, deve muito, sobretudo se a gente levar em conta a questão da agricultura”, afirmou.
O ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, disse que os governos federal e estadual começam a trabalhar com as prefeituras de regiões como o Vale do Taquari, para restabelecer serviços onde os rios começam a recuar, mas com prioridade no resgate de pessoas ilhadas.
com informações da CNN Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments