O candidato de esquerda Gabriel Boric foi eleito presidente do Chile neste domingo (19). Aos 35 anos, ele é deputado e ex-líder estudantil e está filiado ao partido Convergência Social. Venceu o advogado José Antonio Kast, de extrema-direita e filiado ao Partido Republicano.
Boric, com características socialistas, também defende reformas constitucionais que garantam direitos sociais que hoje são negados aos mais pobres, como previdência, saúde e educação públicas.
Sua eleição reforça a vitória de outros candidatos de esquerda na América Latina, como Alberto Fernández (Argentina), Luis Arce (Bolívia) e Pedro Castillo (Peru). Quando esteve em Buenos Aires, nos dias 10 e 11 de dezembro, o ex-presidente Lula (PT) pediu a militantes e sindicalistas argentinos que torcessem por uma vitória de Boric.
Essas conquistas reforçam a oposição a Bolsonaro no continente. São novos ventos no continente, revelando que a direita que governou recentemente não resolveu os graves problemas da população que mais precisa do Estado e de políticas públicas.
Com informações do portal Vermelho e do Brasil de Fato
Compartilhe no WhatsApp
Comments