A Bahia terá mais um complexo de energia eólica (obtida a partir da força do vento), construído pela Enel Green Power Brasil. A empresa está finalizando a construção do projeto localizado nos municípios de Umburanas e Ourolândia: o Complexo Eólico Pedra Pintada, composto por 43 aerogeradores.
O parque vai gerar mais de 894 GWh por ano, energia suficiente para abastecer cerca de 435 mil residências. O grupo italiano está investindo R$1,8 bilhão no empreendimento. No início do mês passado, a empresa iniciou a operação comercial de mais 348 MW de capacidade instalada, com a inauguração do Complexo Eólico Aroeira, localizado em Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia.
Com investimento de R$ 2,1 bilhões, o empreendimento tem capacidade de gerar energia suficiente para abastecer grandes cidades como João Pessoa, capital da Paraíba, ou São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.
Segundo o governo baiano, os dois projetos oferecem importantes benefícios socioambientais, evitando a emissão de mais de 750 mil toneladas de CO2 ao ano e contribuindo para o avanço da transição energética.
com informações do Bahia de Valor
Compartilhe no WhatsApp
Comments