Tem novo golpe do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS na praça. Segundo reportagem do “Fantástico”, os criminosos compram na internet um “kit fraude” com dados pessoais dos segurados. Assim, nem é necessário ligar para os correntistas. No ano passado, os Procons do país registraram mais de 57.874 queixas do golpe.
Segundo a polícia, até funcionários do próprio INSS estariam envolvidos nas fraudes. Os criminosos compram as informações com até identidade e selfie da pessoa mostrando o documento, e que serve como uma espécie de assinatura eletrônica para contratos de crédito, como empréstimos.
“Aqui dentro do nosso site, a gente tem vários, tem bilhões de cadastros, entendeu? Então, vamos supor, cliquei nesse aqui, vai me jogar para essa página onde vou encontrar todos os dados do cliente. Então aqui a gente tem tudo, ó, RG, carteira trabalhista, carteira de motorista, é comprovante de tudo o que eu te informei (…) A gente encontra o que você deseja”, narrou o criminoso, sem saber que era gravado.
Com esses dados em mãos, os criminosos conseguem, via aplicativo Meu INSS, a liberação do empréstimo e até a troca de senha do aplicativo.
A recomendação para evitar cair nesse novo golpe é se manter atento às movimentações na sua conta, monitorando possíveis retiradas e novos contratos. Segundo o Fantástico, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu abertura de investigação na Polícia Federal.
com informações do iG / foto: Jornal Contábil
Compartilhe no WhatsApp
Comments