As obras do Centro de Investigação em Biologia e Biotecnologia Microbiana (CIBBiM), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), serão iniciadas pela empresa BMV Construções e Incorporações LTDA, vencedora da licitação 005/2023. O centro será construído em uma área de 1.275 m², com um orçamento de R$ 6.877.090,62, financiado pela Uesc, pelo Governo da Bahia e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal.
O CIBBiM terá como foco atividades de pesquisa e formação de recursos humanos nas suas principais áreas de investigação. O centro contará com 11 laboratórios que apoiarão trabalhos de dezenas de professores, pesquisadores e estudantes. A construção seguirá as normas de Biossegurança da Anvisa e do CTNBio, pois os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (PGGBBM) trabalharão com organismos desconhecidos, patogênicos de Risco 2 e organismos geneticamente modificados de Risco 2.
Os laboratórios serão divididos em cinco na área médica, incluindo Cultura de células de mamíferos, Imunologia, Biologia Estrutural e Microbiologia Médica, Micologia e Epidemiologia Genética de Microrganismos. Os outros seis serão voltados para a biotecnologia: Ecologia Microbiana, Bioprocessos e Microbiologia do Solo (três); Microbiologia de Alimentos e Fermentação (dois) e um para Avaliação da Biosseguridade de produtos biotecnológicos para uso humano.
Compartilhe no WhatsApp
Comments