DestaquesGeral

Novas regras na emissão de notas fiscais para MEIs

0
Foto: g1 / Patrícia Cruz / Sebrae

A partir desta terça (1º), começam a valer as novas regras para a emissão eletrônica de notas fiscais por Microempreendedores Individuais (MEIs) que compram ou vendem produtos. Algumas das mudanças são de atualização de dados e códigos no sistema.

Segundo o Sebrae, as novas regras valem para emissões de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), bem como para a atualização na tabela de Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP), destinado a identificar o tipo de transação (venda, devolução ou remessa) e seu impacto na tributação.

É preciso inserir o Código de Regime Tributário Simples Nacional – MEI (CRT 4), que deve ser usado em conjunto com o CFOP adequado à operação fiscal. Caberá ao MEI preencher o campo com o regime tributário de microempreendedor individual, que poderá ter a validação realizada na base da Secretaria da Fazenda do estado.

Para as operações internas e interestaduais, são usados os códigos: 1.202, 1.904, 2.202, 2.904, 5.102, 5.202, 5.904, 6.102, 6.202 e 6.904. No caso de CFPOs com operações diferentes das disponibilizadas pela Receita Federal, é bom consultar a Secretária da Fazenda estadual.

VENDA A NÃO CONTRIBUINTE

Quando realizar venda interestadual a não contribuinte, o MEI não precisa se preocupar com o preenchimento de informações referentes ao Diferencial de Alíquotas. A informação é irrelevante por ocasião da utilização do CRT 4.

As novas regras incluem também mudanças no teto de faturamento, na contribuição mensal e na emissão de notas fiscais. Os serviços podem ser acessados por meio do Portal do Empreendedor do Governo Federal AQUI.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

MPF denuncia 13 ex-executivos da Americanas por fraudes na empresa

Previous article

Concurso na Bahia oferece 230 vagas e salário de até R$ 8,3 mil

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *