DestaquesPolítica

Novamente, presidente acusa TSE por medidas pela democracia

0

Em sua live tradicional, às quintas-feiras, o presidente Jair Bolsonaro (PL) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) toma medidas arbitrárias contra o Estado Democrático de Direito. “Sabemos que TSE está tendo medidas arbitrárias contra Estado Democrático de Direito, ataca democracia, não querem transparência do sistema eleitoral”, declarou.

Depois, Bolsonaro criticou o fato envolvendo os militares. “Lamento aqui que o TSE convidou Forças Armadas a participar de uma comissão que visa a transparência eleitoral. Depois que as Forças Armadas apresentam as sugestões o TSE – o TSE não, o ministro presidente do TSE – não aceita mais conversar. E diz que tem que ser assim e não discute mais o assunto. Lamentável”, disse.

O presidente também voltou a criticar a presença de observadores internacionais convidados pelo TSE para acompanhar as eleições. “O presidente Fachin se reuniu essa semana com embaixadores de outros países, dizendo ‘quando aparecer o resultado na tarde de 2 de outubro, seus países reconheçam imediatamente o resultado das eleições.’ Bastante curioso isso que ele tá fazendo. Lamentável o senhor Fachin ter se reunido nessa semana com embaixadores de outros países”, atacou.

E, sem provas, o presidente voltou a citar vídeos e telefonemas que recebeu nas eleições de 2018 – na qual ele saiu vitorioso – com supostas adulterações nos votos.
“O cara ia apertar o 18 e aparecia o 13. Ninguém falava o contrário, que ia apertar o 13 e aparecia o 17. Coisas que acontecem em larga escala e TSE não se explicou no tocante a isso. Faltavam 10 minutos e depois o TSE resolveu cassar mandato. Não precisa falar que os três do STF votaram pela cassação.”

GRIFO NOSSO – Em um clima de conflito criado pelo próprio presidente, ter observadores internacionais ajuda a confirmar a confiança que os brasileiros têm nas urnas eletrônicas. Sobre 2018, é perguntar: Como é que ninguém denunciou o absurdo de se apertar um número e aparecer outro na hora do voto, em todo o Brasil? Bolsonaro foi eleito várias vezes pelo atual sistema eleitoral e nunca falou sobre isso.

com informações do iG

Compartilhe no WhatsApp

Mesmo sem reajuste em refinaria, combustíveis aumentam na capital

Previous article

Eleições na Bahia terão clima nacional e Nilo fica fora, diz Mário Kertész

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *