DestaquesPolítica

Novamente, Globo se coloca contra vitória de Lula; TEM RESUMO

0

Em editorial deste sábado (28), o jornal O Globo dá pistas de que irá lutar contra a eventual vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em primeiro turno.

“A pesquisa Datafolha divulgada nesta semana confirmou a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência, com 48% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, do PL (27%). O resultado deu a Lula 54% dos votos válidos e levou os mais apressados a especular se a eleição estaria definida já no primeiro turno, no dia 2 de outubro. É, claro, um cenário possível”, escreve o editorialista.

Contudo, em seguida aposta no segundo turno. “Mas longe de ser provável, muito menos certo. Faltando mais de quatro meses para o pleito, ainda antes do início oficial da campanha, é impossível fazer qualquer aposta com base numa única pesquisa. Pesquisa não é previsão. Representa apenas um retrato do momento em que ela é feita. Os dados e fatos disponíveis até aqui sugerem justamente o contrário: o cenário mais provável é haver segundo turno em 30 de outubro para definir o vencedor. E é melhor que seja assim”, enfatiza.

O que o Globo cobra, aparentemente, é a entrega da agenda econômica a economistas neoliberais. “Para evitar deserções e liquidar a fatura no primeiro turno, Lula precisa fazer acenos ao centro. Seu movimento tem de ir além da mera indicação de um ex-tucano como vice. Até agora, porém, ele tem sido ambivalente e preferido eletrizar sua base à esquerda. Bolsonaro também tem mantido a estratégia de pregar para o público fiel. Só que ele, em contrapartida, tem interesse na ascensão de Tebet para garantir que haja segundo turno. O terreno ainda é movediço, e o jogo que parece consolidado pode trazer surpresas”, finaliza o editorialista.

RESUMO DA ÓPERA – O grupo Globo nunca foi imparcial como prega em seus veículos de comunicação. Sempre teve lado nas disputas políticas em curso no Brasil (jamais ao lado dos que mais precisam, e sim de quem sempre esteve no poder). Só em 2013 reconheceu  que apoiou o golpe militar de 1964, e que foi um erro. Jogou papel importante para outro golpe: contra Dilma Rousseff em 2016, que projetou o caos em que se encontra o País. Ajudou a construir a narrativa de Sérgio Moro e Deltan dallagnol que condenou e prendeu injustamente Lula, tirando o líder das pesquias da disputa em 2018 e contribuindo para a eleição de Jair Bolsonaro. Quando viu o erro, passou a reforçar críticas ao presidente. Agora, vê que Lula pode ganhar a eleição e joga contra porque gostaria de ver outra alternativa. Ai, vai ter que ir de encontro ao desejo popular.

com informações do Brasil 247

Compartilhe no WhatsApp

Igreja dá um tiro na fé e sorteia espingarda em rifa; VÍDEO

Previous article

Câmara de Ilhéus discute realização de concurso com Ministério Público

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *