A RegiãoDestaques

Nova lei em Itabuna exige placas de combate à violência contra a mulher

0

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), sancionou a Lei nº 2.641, de 13 de novembro de 2023, que promove alterações no Código de Posturas do Município. A lei estabelece que a expedição de alvará de funcionamento para comércio, prestadores de serviço e indústria esteja condicionada à fixação de placas indicativas que destaquem o combate à violência contra a mulher e promovam a publicidade do Disque 180.

Segundo a Prefeitura, a legislação também exige que os estabelecimentos fixem outra placa referente à violência contra os direitos humanos, incentivando a denúncia de violações, exploração sexual, trabalho infantil e outros crimes. A mensagem na placa deve ser: “Denuncie Violação Aos Direitos Humanos, Crimes Envolvendo Exploração Sexual E Trabalho Infantil. Não Se Cale! Disque 100”.

Além disso, a lei proíbe o ingresso e a permanência de pessoas utilizando capacetes nos estabelecimentos e estabelece atendimento prioritário para pessoas idosas, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e pessoas com deficiência física, intelectual ou sensorial. Também inclui a prioridade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista ou seus acompanhantes, quando estas não exercerem por si atos da vida civil e negócios jurídicos.

Essas mudanças foram aprovadas pela Câmara de Vereadores com base em um projeto de autoria da vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB), a partir de uma iniciativa da delegada da Polícia Civil Lisdeile Nobre, e das advogadas Andréa Peixoto e Maria Goretti Santos, que atuam na defesa e proteção dos direitos e no combate à violência contra as mulheres.

com informações da prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Alunos do projeto “Protagonize” em Ilhéus participam de palestras

Previous article

Premiação do projeto Lápis na Mão destaca alunas em Ilhéus

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *