A RegiãoDestaques

Nota 10: estudantes da Uesc em conferência internacional

0

Estudantes de Engenharia de Produção e alunos do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), da Uesc, participaram do International Conference on Production Research (ICPR). Realizado em Curitiba (PR), de 23 a 25 de novembro, o evento de pesquisa produtiva para a Região das Américas faz parte do calendário complementar à Conferência Internacional sobre Pesquisa Produtiva (ICPR).

Com apoio da Uesc participaram os alunos: Rafael Bertoldo dos Santos e João Reis, ambos do mestrado Profnit, apresentando o trabalho ” The Situation of Intellectual Property and Technology Transfer in The Federal Universities of The State of Bahia: a look at patents and incubators”; Marcela Damasceno dos Anjos, discente do curso de Engenharia de Produção, que apresentou “Aplicação da Teoria das Filas com o Software de Simulação Simul8 em Caixas Eletrônicos no Aeroporto de Ilhéus – Bahia”.

Cinthia Dias Santana apresentou a “Engenharia de Produção e Setor Empresarial do Sul da Bahia: Discutindo Habilidades e Competências-chave”; e Káren Emanuelly Andrade de Souza, a “Aplicação da Gestão da Qualidade na Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas: uma Revisão de Literatura com Foco nas Principais Ferramentas Utilizadas” e “Habilidades e competências necessárias aos profissionais recém-formados sob o ponto de vista dos egressos do curso de engenharia de produção da Uesc”. Ambas são graduandas do curso de Engenharia de Produção.

A primeira versão do ICPR Américas ocorreu em novembro de 2002, em Saint Louis (Missouri, EUA), e já são nove edições. Seu papel é estabelecer relações entre participantes de institutos de pesquisa, academia e indústria. E introduzir pesquisadores em início de carreira na divulgação dos tópicos de pesquisa comuns das conferências do ICPR.

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

As Pequenas e Médias Empresas (PME) predominam na economia nacional dos países. Mas, têm restrições de capital, instalações ultrapassadas, fraco desempenho no mercado internacional, dificuldades regionais com infraestrutura inadequada. Precisam de maior integração com instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação e participação em redes de negócios.

Para nossos alunos, as PMEs são fundamentais para promover o desenvolvimento sustentável das economias. Por conta da sua capacidade de agregar valor à sociedade com soluções que respondem às necessidades e problemas do mercado não cobertos por outras empresas.

com informações da UESC

Compartilhe no WhatsApp

Senai tem mais de 1.400 vagas gratuitas em cursos; Ilhéus contemplada

Previous article

Em fim de festa, Bolsonaro libera exploração de madeira em terras indígenas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *