Presente na comitiva do presidente Lula (PT) nos Emirados Árabes Unidos, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve em uma fazenda de tâmaras do maior exportador mundial da fruta, em Abu Dhabi. O objetivo foi conhecer uma unidade produtora para verificar a viabilidade da produção em larga escala na Bahia.
“A tamareira se desenvolve muito bem no clima quente e seco, similar ao do nosso semiárido, e a tâmara é uma fruta que tem mercado no mundo inteiro, principalmente no Oriente Médio. Nós estamos levando essa possibilidade para ser mais uma alternativa de geração de renda para a agricultura baiana”, explicou Jerônimo.
O auge da produção na Bahia acontecerá justamente quando há baixa produtividade no Oriente Médio. Isso possibilitará aos produtores baianos exportar tâmaras para o maior mercado consumidor do mundo, num período de escassez do fruto. Cerca de 50 mudas estão sendo enviadas ao estado para experiência. Elas passarão por análise junto à Embrapa e à Secretaria da Agricultura (Seagri).
ROTA SALVADOR-ABU DHABI
Com a comitiva baiana, o governador visitou o novo centro de treinamento da Etihad, empresa de aviação comercial dos Emirados. O governo negocia a criação de uma rota aérea direta entre Salvador e Abu Dhabi, visando estimular e fortalecer a atividade turística com a abertura do turismo baiano ao mercado árabe.
A partir desta sexta (1°), Jerônimo participa da COP28, 28ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas da ONU. Ao lado do presidente Lula e do ministro Rui Costa, ele irá à abertura do evento, em Dubai. Lá, Jerônimo apresentará detalhes do programa Bahia+Verde, que integra uma série de ações de preservação e sustentabilidade.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments