A RegiãoDestaques

No sul, novos protestos mobilizam indígenas contra ‘marco temporal’

0

Enquanto dura o julgamento do “marco temporal” no STF, indígenas em vários estados brasileiros retomam protestos com o projeto. Nesta quarta (15), os atos na Bahia aconteceram em Itamarajú e Camacã, no Sul e Extremo Sul do estado.

Em Itamaraju, a manifestação foi feita por indígenas da aldeia Trevo do Parque. Segundo a TV Santa Cruz, o grupo fechou um trecho da BR-101 nos dois sentidos por volta das 13h. Apenas veículos de segurança pública e de saúde tinham passagem liberada.

Já em Camacã, os Pataxós Hã Hã Hãe interditaram parcialmente o km-584, da BR-101. No final da tarde, os pontos bloqueados já tinha sido liberados. O projeto do chamado marco temporal é encarado como contrário aos indígenas.

Pela medida, os indígenas só poderão reivindicar a demarcação de terras onde já estivessem estabelecidos antes da data de promulgação da Constituição de 1988, em 5 de outubro do mesmo ano. A votação foi retomada no Supremo Tribunal Federal (STF).

O relator, ministro Edson Fachin, manifestou voto contrário ao projeto, e o ministro Nunes Marques divergiu com a tese de que a Constituição Federal estabeleceu um prazo de cinco anos para encerrar a demarcação de terras indígenas.

Com informações do Bahia Notícias

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus fará audiência pública sobre exploração mineral em Mamoan

Previous article

Tsunami na Bahia? Vulcão capaz de gerar grandes ondas entra em estado de alerta

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *