Neste domingo (11), em todo o Brasil, milhões de pessoas celebram essa data importante que é o Dia dos Pais. É um momento especial para essa bela missão que compreende educar, amar, prover e compartilhar a vida. Em família, muitos pais e filhos vão comemorar. Entretanto, é bom avaliarmos números tristes, quando milhares de crianças não têm a figura paterna ao seu lado.
Em 2024, mais de 91 mil crianças foram registradas sem o nome do pai no Brasil, segundo dados do Portal da Transparência, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Eles se juntam aos dados de 2023, quando dos 2,5 milhões nascidos no Brasil, 172,2 mil deles têm pais ausentes
Pesquisa do Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) revela que quase 15% dos lares brasileiros são chefiados por mães solo. A proporção é maior nas regiões Norte e Nordeste. A maioria, 72,4%, vive só com os filhos. O número de mães solo cresceu 17,8% na última década. Até o final de 2022, havia mais de 11 milhões de mães solo no Brasil.
Hoje é um dia para felicitar os aPAIxonados por essa bela missão de vida. Mas é, também, para refletirmos sobre o quanto é importante a paternidade responsável, que pode mudar esses números e transformar muitas vidas.
Da Redação
Compartilhe no WhatsApp
Comments