A RegiãoDestaques

No Alto do Socorro, Prefeitura de Ilhéus avalia encosta

0

Após o incidente envolvendo parte da encosta no Alto do Socorro (bairro da Conquista), que ainda está em execução, representantes da Prefeitura de Ilhéus e um especialista contratado realizaram uma visita técnica para avaliar a obra de contenção. Segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), inicialmente o temporal recente comprometeu entre 20% e 25% da obra. A equipe de topografia fará um levantamento de todo o volume de material que veio a deslizar.

A elaboração do laudo pericial será realizada pelo engenheiro civil, mestre em Geotecnia e especialista em obras de contenção, Hélio Machado. Ainda nesta semana uma equipe de sondagem contratada pela Prefeitura iniciará a coleta de material em diversos pontos da localidade, a fim de caracterizar o material da encosta.

O prazo para a elaboração do parecer é de, aproximadamente, 15 dias. O relatório vai apontar as principais causas e dar subsídios à gestão municipal para adotar soluções e assegurar a retomada da obra. Após essa etapa, o Município vai avaliar o relatório e tomará as medidas cabíveis para a solução definitiva do ocorrido.

“A gente veio conferir o serviço para dar um parecer sobre o problema da ruptura da encosta durante o período chuvoso. Esse trecho que estamos não parece ter tido nenhum problema, o problema foi registrado somente no começo da obra, mas neste momento não podemos emitir uma opinião formada. A gente vai fazer um parecer explicando quais foram os motivos do escorregamento, da ruptura da contenção e recomendações para recuperação do trecho. O fato gerador do problema foi a chuva, porém é preciso compreender o que efetivamente fez com que a contenção se rompesse. Logicamente uma chuva muito forte, com obras em andamento e cujo sistema de drenagem ainda não está implantado. Então, a água passou por cima da contenção e isso pode ter saturado, ocasionando a ruptura”, explicou Hélio Machado.

A obra é fruto de emenda do ex-deputado federal e atual vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão. O recurso foi direcionado ao Alto do Socorro para atender a demanda de prevenção de uma área de risco iminente de deslizamento. Além da localidade, as obras de contenção de encostas estão sendo executadas nos altos Nerival e do Amparo (Encosta Dois de Julho).

com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Ministro confirma reajuste e salário mínimo vai para R$ 1.320

Previous article

Tributos estaduais poderão ser pagos via Pix

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *