A situação em Porto Alegre (RS) continua crítica nesta terça-feira (14), com o nível do Guaíba atingindo a marca de 5,20 metros e projeções alarmantes indicando que esse número pode chegar a 5,5 metros ainda hoje, um novo recorde histórico. O cenário de inundação se agrava com ruas alagadas e a necessidade de evacuação de um bairro no extremo sul da cidade, afetando cerca de 300 famílias que tiveram que deixar suas casas.
O vento forte, soprando em direção ao norte, está contribuindo para o aumento do nível do Guaíba ao levar a água da Lagoa dos Patos de volta para o rio. Além disso, os rios que transbordaram no interior deságuam na capital gaúcha, agravando ainda mais a situação das inundações.
Apesar da ausência de previsão de chuva para o Rio Grande do Sul hoje, os termômetros estão despencando e há risco de geada, especialmente no sul do estado, onde as mínimas podem chegar perto de 0ºC. As consequências das chuvas intensas já são devastadoras, com 147 mortes registradas até o boletim da Defesa Civil desta manhã, número que se mantém inalterado desde segunda-feira. O total de desaparecidos também permanece em 125, enquanto 806 pessoas estão feridas. O número de desabrigados chega a 76.884, e 538.545 pessoas foram desalojadas, tendo que buscar abrigo na casa de familiares e amigos. No total, as chuvas afetaram mais de 2 milhões de pessoas e atingiram 450 dos 497 municípios do estado.
com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments